Geral

Taxistas de Maceió são orientados sobre saúde do trabalhador

Por Agência Alagoas 26/04/2017 10h10
Taxistas de Maceió são orientados sobre saúde do trabalhador

Em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, que acontece na sexta-feira (28), o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest/AL) promoveu uma ação educativa para os taxistas de Maceió.
 
Na manhã desta terça-feira (25), na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no bairro Tabuleiro do Martins, eles foram orientados sobre os cuidados que devem ser adotados durante a jornada de trabalho.
 
Na quinta edição do evento, que contou com o apoio da Associação dos Profissionais do Táxi de Maceió, a categoria foi orientada sobre as medidas para prevenir as doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.
 
“Os taxistas puderam verificar a pressão arterial, fazer o teste de glicemia capilar, além de contar com a presença de nutricionistas para conscientizá-los a ter uma alimentação saudável e reduzir a incidência da obesidade no Estado”, salientou a supervisora do Cerest, Gardênia Santana.
 
Também durante a ação, os taxistas foram estimulados a realizar a alongamento durante a jornada de trabalho. Isso porque, segundo Gardênia Santana, os profissionais que passam o dia todo sentados e dirigindo são suscetíveis a sofrerem os distúrbios esqueléticos.
 
Jornada Excessiva
 
Taxista há cinco anos, Carlos Henrique Moura, passou por todos os serviços oferecidos pela Sesau e soube que está com glicemia normal, mas a pressão arterial está um pouco alta. Segundo ele, entre os fatores que levam a alterar a pressão arterial são o sedentarismo e a má alimentação, regada de muito refrigerante e frituras.
 
“Atualmente estou trabalhando entre 14 e 15 horas por dia, praticamente sem nenhuma folga. Mas, depois das orientações que recebi, vou tentar melhorar a minha alimentação e fazer exercícios físicos para não desenvolver um quadro de hipertensão”, salientou o taxista.
 
Edmílson Nascimento da Silva é outro profissional que trabalha mais de 10 horas diárias e, por isso, também é sedentário, está acima do peso e a pressão arterial elevada. “Essa ação foi muito importante para acordar os taxistas que, assim como eu, estavam acomodados. Trabalho há 20 anos nesta área e tenho que mudar de atitude, cortando doces, frituras e comidas enlatadas, por exemplo”, afirmou.
 
Também durante a ação, os taxistas tiveram a oportunidade de solicitar o Cartão SUS e alguns exames que serão feitos pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), como um hemograma completo para detectar problemas no fígado, HIV e hepatite. A ação foi encerrada com uma palestra sobre os transtornos mentais relacionados ao trabalho.