Geral

Rodrigo Cunha destaca fraudes no transporte escolar em AL

O senador falou em Plenário, nesta sexta-feira (13)

Por Agência Senado 14/09/2019 13h01
Rodrigo Cunha destaca fraudes no transporte escolar em AL
Reprodução

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) falou nesta sexta-feira (13), em Plenário, sobre os investimentos na educação, e principalmente, a má gestão dos recursos destinados ao transporte de alunos em todo Brasil. O parlamentar ressaltou a situação precária do estado de Alagoas. Segundo ele, investimentos em alunos não deveria se resumir apenas à sala de aula.

"É papel do Estado garantir todos os meios necessários para que o aluno se preocupe somente em aprender. Um dos meios essenciais é aquele que garante ao aluno chegar ao estabelecimento de ensino, qual seja o transporte escolar público. O direito ao transporte escolar público é fundamental na concretização do direito à educação, pois interfere no seu acesso, na frequência, na permanência, na evasão e também no processo de ensino-aprendizagem", disse.

Rodrigo Cunha chamou atenção para notícias veiculadas na mídia local, que apontam, de acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), para a ação de suposto grupo criminoso, que promovia direcionamento de contratações públicas de prestadores de serviços, beneficiando-os por meio de superfaturamento.

"Afirma a CGU que "também foram detectadas evidências de direcionamento de dispensas emergenciais por meio de cotações de preços elaboradas em conluio, retardamento de processo licitatório, ausência de publicação de cotações de preços, celebração de apostilamento, quando estava clara a necessidade de um termo aditivo e serviços prestados de forma precária, colocando em risco os estudantes transportados", ressaltou.