Geral

Bairro do Prado recebe programa Defensoria na Comunidade

A ação é realizada pelo Cras juntamente com a Defensoria Pública de Alagoas

Por SEMAS 21/08/2019 14h02
Bairro do Prado recebe programa Defensoria na Comunidade
Reprodução

Na próxima sexta-feira (23), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, em parceria com a Defensoria Pública de Alagoas, levará para os moradores do bairro do Prado o Programa Defensoria na Comunidade. A ação será realizada das 8h às 14h no Cras. Também acontecerá uma ação do Cadastro Único (CadÚnico) na unidade.

O Programa Defensoria na Comunidade levará para a população serviços de orientação jurídica, informação sobre o andamento de processos cíveis e criminais, além da realização da triagem para o ingresso de ações cíveis.

Os moradores também serão orientados sobre divórcio consensual, divórcio litigioso, pensão alimentícia, defesa do consumidor, retificação do registro e alvarás de até três salários mínimos, além de ações na área da saúde.

Para solicitar os serviços e agendamentos, é necessário estar munido dos documentos originais e cópias da Identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento e certidão de casamento, para casos de pensão ou divórcio.

Cadastro Único

A equipe do Cadúnico realizará  inscrições e atualizações cadastrais dos Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) e dará orientações para a população que comparecer ao local.

Para ser inserida no Cadastro Único, a família precisa ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. É preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador do CadÚnico. Esta pessoa – chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) – deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. Após o Responsável Familiar realizar a inscrição no CadÚnico, os dados apresentados são analisados e, comprovando-se o perfil desta família como de baixa renda, é emitido o Numero de Identificação Social (NIS) em um prazo de 15 a 30 dias.

Para a atualização cadastral do Bolsa Família, é necessário que o titular do cartão apresente original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de renda (principalmente se for servidor público) e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família, além de certidão de nascimento, cartão de vacina dos integrantes menores de 06 anos, certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para menores com idade entre 07 e 17 anos.

O Cras Dom Adelmo está situado na Rua Ulisses Marques, 112, por trás do Parque da Pecuária, vizinho ao Posto de Saúde Durval Cortez, no bairro do Prado, parte baixa da cidade de Maceió.