Geral

Pam Salgadinho promove mutirão de atendimentos

Por Ascom Maceió 26/03/2019 11h11
Pam Salgadinho promove mutirão de atendimentos

Dando continuidade às ações do mês de valorização da mulher maceioense, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove no próximo sábado (30), no Pam Salgadinho, diversas ações de prevenção e promoção à saúde da mulher. As atividades ocorrem de 8h às 12h.

A manhã de atividades vai oferecer ao público feminino consultas médicas com clínico geral e ginecologista, realização de citologias e encaminhamentos para mamografias com a equipe de enfermagem. Além disso, as mulheres contarão com a realização de exames laboratoriais como hemograma, glicemia de jejum, hemoglobina glicada, lipidograma, gama GT, ureia, creatinina e sumário de urina e exames de imagem como ultrassonografia e mamografia.

 

De acordo com Virgínia dos Anjos, gerente-geral dos Distritos Sanitários da SMS, todas as usuárias passarão primeiro por uma triagem com equipe de enfermagem que as encaminharão para os serviços ofertados. “A equipe de enfermagem vai verificar essa necessidade de consultas e exames. Se a mulher tiver exames prévios e puder levar, melhor ainda, porque os profissionais podem investigar o histórico de saúde. Na ação desse dia esperamos um público de 200 mulheres, caso esse número passe muito, essas pacientes serão atendidas pela rede”, explica. A realização de citologia é direcionada para mulheres de 25 a 64 anos e a mamografia de 50 a 69 anos.

No sábado, também serão realizados testes rápidos para Hepatite B e C e HIV/Aids, verificação de pressão arterial, glicemia capilar e vacinação contra Hepatite B, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e dT (Difteria e Tétano).

Práticas integrativas como Lian Gong, uma ginástica terapêutica, Reiki e Yoga e atividades educativas voltadas para a Promoção e Prevenção da Atenção à Saúde da Mulher com a Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) também farão parte da programação.