Geral

Mulheres agentes da SMTT relatam vivências no trânsito

Por Ascom Maceió 26/03/2019 11h11
Mulheres agentes da SMTT  relatam vivências no trânsito
Mulheres agentes da SMTT atuam no trânsito de Maceió. Foto: Uadson Barros/ Ascom SMTT

Não estamos longe da época em que as mulheres eram privadas de exercer determinadas ocupações no mercado de trabalho. Com o decorrer dos anos, a sociedade tem passado por mudanças e elas têm realizado tarefas que antes eram ditas masculinas, se legitimando e mostrando que estão aptas a desempenhar qualquer função com maestria. É assim na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), onde parte do efetivo de agentes são mulheres.

O protagonismo feminino dentro da SMTT é constante e as agentes de trânsito do órgão compreendem a importância do seu papel e o quanto são fundamentais por servirem de referencial para mais pessoas. “Por ser uma mulher atuando como agente de trânsito, uma função que muita gente acha que é masculina, inspiramos e mostramos para outras mulheres que nós somos capazes de exercer a função que quisermos” conta a agente de trânsito, Rose Caroline.

Agentes da SMTT também realizam o monitoramento do trânsito direto da central de ocorrências. Foto: Ascom SMTT

Mas nas ruas nem tudo é tão tranquilo, pelo fato de muita gente ainda ter a visão equivocada de que o público feminino não deva assumir determinados postos.  “Desde quando passei no concurso e fui efetivada na SMTT, trabalhei em diversas funções tanto operacionais internas quanto fiscalizatórias na rua, lidando diretamente com os condutores. Nessas andanças, nos atendimentos a acidentes e demais ocorrências já aconteceram diversas situações em que condutores foram hostis e, por eu ser uma mulher, acharam que poderiam agir ou tratar de qualquer forma. Mas a gente não pode recuar e as pessoas devem compreender que esse é o nosso papel e continuaremos executando da melhor maneira possível”, relata a agente Ana Cristina.

Além de atuarem em atividades administrativas e de cunho fiscalizatório no trânsito da capital, as agentes da SMTT também se dedicam às ações educativas promovidas pela Superintendência em diversas instituições, aproximando o órgão de toda sociedade.

Agentes da SMTT atuam no ordenamento do trânsito de Maceió. Foto: Atila Vieira/ Secom Maceió

“A gente tem realizado um trabalho bastante educativo no trânsito, pois a SMTT faz muita questão de que estejamos engajadas em ações externas. Eu acredito que essas ações têm ajudado bastante nessa mudança de ponto de vista da população, onde as pessoas já começam a nos ver com outros olhos e nos respeitam cada vez mais. Isso é muito gratificante e importante para o nosso desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal. Tenho muito orgulho do meu papel na sociedade e faço questão de ser exemplo e fonte de inspiração para outras mulheres que buscam a sua independência profissional”, conta a agente de fiscalização de trânsito, Juliana Lopes.

A SMTT reconhece a importância do empoderamento feminino e destaca cada vez mais a competência e a força da mulher dentro da gestão municipal. “Na SMTT, as mulheres estão por todas as partes e exercem funções em todos os setores. Nosso papel é tratá-las da melhor forma e respeitar pelas profissionais que são. No caso das agentes, consideramos de extrema importância o trabalho que essas guerreiras desempenham no dia a dia do trânsito da capital, atuando para que os maceioenses desfrutem de segurança viária e das devidas condições de trafegabilidade”, enfatiza o titular da SMTT, Antônio Moura.