Geral

Rateio do Fundeb: o valor será correspondente a mais de uma folha salarial

O rateio vai ser feito com base em 31 milhões de reais o que equivale a uma folha de pagamento

Por Blog do Edivaldo Junior 10/01/2019 15h03
Rateio do Fundeb: o valor será correspondente a mais de uma folha salarial


Sem data definida para o pagamento do rateio, a divisão das sobras da aplicação de recursos do Fundo de Manuntenção e desenvolvimento da Educação básica e de Valorização dos profissionais  da Educação, o FUNDEB. Para amenizar a situação de atraso, o governo já sabe qual valor será pago aos profissionais.

Segundo levantamento preliminar feito pela Secretaria de Educação do Estado, o valor do rateio do Fundeb de 2018 para os professores deve superar o valor de uma folha salarial. Na prática, será como os profissionais recebessem um 14° salário.


“O rateio vai ser feito com base em 31 milhões de reais o que equivale a uma folha de pagamento”, adianta o secretário de Educação e vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa.

Esse cálculo, adianto, é de valores que serão pagos aos cerca de 15 mil professores, monitores e outros profissionais que atuam diretamente com o ensino. São estes profissionais que entra no rateio dos 60% do repasse do Fundeb destinados exclusivamente ao pagamento dos “professores” da ativa.

Os demais profissionais da Educação podem entrar no rateio dos 40%, mas normalmente não existem sobras na aplicação desses recursos.


A liberação dos recursos ainda depende da aprovação de lei específica na Assembleia Legislativa de Alagoas. Com retirada da candidatura de Olavo Calheiros à presidência do Legislativo, a disputa em torno da mesa diretora acabou, o que pode facilitar o envio do projeto e sua aprovação antes mesmo do fim do recesso parlamentar, em 15 de fevereiro.

O cálculo

Após o encerramento do ano, no que diz respeito ao fechamento por parte do MEC dos recursos do FUNDEB do ano em questão, conferindo com o que está previsto para aplicação no ano e o que realmente foi recebido como total de recursos do Fundeb pelo estado ou município. Ao fechar as contas, se não chegar a atingir com pagamento do salário de professor os 60%, a “sobra” deverá ser, dentro do que diz a Lei do FUNDEB, repartida entre aqueles que têm direito proporcional à folha, podendo chegar ao correspondente a 01 (uma) folha/salário ou mais.