Geral

Sesau fará, neste domingo (21), caminhada para alertar sobre o câncer de mama

Por ASCOM 21/10/2018 02h02
Sesau fará, neste domingo (21), caminhada para alertar sobre o câncer de mama

Como parte da programação alusiva ao Outubro Rosa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove neste domingo (21), a partir das 8h, uma caminhada para alertar sobre o câncer de mama. A concentração irá ocorrer no cruzamento das avenidas Deputado José Lages e Álvaro Otacílio, com destino ao antigo Alagoinhas.

Paralelamente à caminhada, na Rua Fechada da Orla de Praia de Ponta Verde, a Sesau irá disponibilizar a Tenda Rosa, onde serão oferecidos diversos serviços de saúde. Além de aferição da pressão arterial, as mulheres terão acesso a teste de glicemia capilar, avaliação clínica das mamas, limpeza de pele, palestras sobre câncer de mama e de útero e receberão material educativo sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Sesau, Carmen Nascimento, o evento será focado em ações educativas. "A informação é o principal instrumento das mulheres na luta contra o câncer e as equipes da Sesau e dos municípios estão preparadas para levar conhecimento para a população durante todo o ano, mas, principalmente, durante este mês", explicou.

Carmen Nascimento ressaltou que o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de aumentar as chances de cura do câncer de mama. "Além do autoexame, as mulheres devem fazer a mamografia, porque o diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença", reforça a técnica.

Ainda de acordo com a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Sesau, sempre que forem identificados sintomas pelo autoexame, em qualquer idade, a mamografia deve ser realizada. "Já a chamada mamografia de rastreio deve ser realizada por mulheres a partir dos 50 anos, mesmo que não sejam identificados nenhum sintoma", reforçou.

Ação Educativa – Já na quarta-feira (23), durante o jogo entre CSA e Brasil de Pelotas, mulheres mastectomizadas irão entrar em campo e, após a execução do Hino Nacional Brasileiro, irão receber uma rosa dos com os jogadores. Ainda durante a partida, que irá ocorrer no Estádio Rei Pelé, em Maceió, serão

"A Sesau também estará presente em iniciativas programadas em diversos municípios de Alagoas. O Outubro Rosa reforça o compromisso da gestão estadual em assegurar a saúde e bem estar dos alagoanos", destacou Carmen Nascimento.