Geral

Tartarugas são encontradas mortas na Pajuçara

Por Agência Alagoas 20/05/2018 09h09
Tartarugas são encontradas mortas na Pajuçara

 

Duas tartarugas marinhas foram encontradas mortas na praia de Pajuçara, na manhã deste sábado (19). Agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro foram acionados por banhistas e, ao chegarem ao local da ocorrência, constataram o fato, isolaram o local e solicitaram a presença do Instituto Biota de Conservação, que desenvolve diversos trabalhos de pesquisa, proteção e conservação da fauna marinha em Alagoas.

O biólogo Bruno Umbelino analisou os dois animais e retirou o trato gastrointestinal intestinal de ambos para análise em laboratório, mas a suspeita é de que tenham se chocado com alguma embarcação, pois alguns traumas foram percebidos nos cascos das tartarugas.

Desde o último dia 5, o Biota está responsável pelo projeto de Monitoramento das Praias de todo o litoral alagoano. O monitoramento foi uma exigência do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), tendo em vista que uma pesquisa sísmica está sendo realizada para tentar identificar áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural em nossas praias, como informou Bruna Teixeira, responsável pelo projeto de monitoramento.

As patrulhas do Ronda no Bairro têm por missão identificar qualquer tipo de necessidade em seus territórios de atuação, assim conseguem perceber as reais necessidades de cada área e conseguem ajudar a solucionar e encaminhar os mais diversos tipos de ocorrências para os órgãos competentes.

“Estamos prontos para tentar atender a população, o Ronda é um programa que nos aproxima das pessoas, permite com que estabeleçam uma relação de confiança conosco. E servir é a missão de qualquer agente público”, afirmou a sargento PM Clélia, comandante da guarnição que atendeu a a ocorrência.

Há pouco mais de dois meses, o programa atua nas áreas comerciais dos bairros de Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica.