Geral

Santa Mônica capacita para atendimento às vítimas de violência sexual

O objetivo é preparar e sensibilizar os profissionais para o serviço

Por Agência Alagoas 24/11/2017 14h02
Santa Mônica capacita para atendimento às vítimas de violência sexual

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) promove nesta sexta-feira (24) a ‘II Capacitação em atendimento multiprofissional às pessoas vítimas de violência sexual’, que acontece no auditório do Sindicato dos Médicos de Alagoas, no Trapiche, das 9h às 17h.

De acordo com Teresa Gomes, médica do Programa de Assistência à Pessoa Vítima de Violência Sexual da maternidade, a capacitação tem como objetivo preparar e sensibilizar os profissionais para esse atendimento. "Nosso propósito é garantir maior adesão ao serviço, desde a emergência até o atendimento ambulatorial, onde as vítimas são acompanhadas pela equipe multiprofissional", destacou.

O evento está sendo organizado pelo Núcleo de Saúde da Mulher (NSM) da MESM e tem como objetivo preparar e sensibilizar os profissionais para o serviço, tais como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e residentes.

A capacitação pretende mostrar um panorama da violência sexual no Brasil, em Alagoas e na Santa Mônica, discutindo temas como ‘Humanização no Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual: Desafios Ético-Políticos’; ‘Questões Legais e Responsabilidade Institucional no Atendimento às Vítimas de Violência Sexual e nas Situações de Interrupção da Gestação Prevista em Lei para Casos de Estupro’; ‘Impactos da Violência Sexual na Saúde Mental das Pessoas Vitimizadas’; ‘Atendimento à Criança e Adolescente Vítima de Violência’ e vários outros.