Geral

Governador anuncia construção de centro esportivo e de convivência no Jacintinho

Por Agência Alagoas 20/11/2017 10h10
Governador anuncia construção de centro esportivo e de convivência no Jacintinho

As grotas da Bananeira e da Freira, no bairro do Jacintinho, em Maceió, serão contempladas com a construção de um complexo esportivo e de convivência. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (18) pelo governador Renan Filho, durante a solenidade de inauguração das obras de mobilidade urbana, que beneficiam essas duas comunidades, por meio do programa Vida Nova nas Grotas.

O complexo será edificado numa área que pertence à Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e terá acesso pela Avenida Comendador Gustavo Paiva, dotado de parada de ônibus, duas quadras esportivas, praça, pista para caminhada, espaço para apresentações artísticas, dentre outros equipamentos coletivos.

“Vamos fazer esses complexos em todas as grotas de Maceió, onde houver espaço, e duas já estão com os projetos prontos, esta daqui e a da Grota do Cigano”, revelou Renan Filho. O Vida Nova nas Grotas já beneficia 31 comunidades de Maceió e até o final do ano chegará a 40 delas. Segundo o governador de Alagoas, a meta é abranger todas as grotas da capital até o final de 2018.

O Programa é executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que busca a melhoria das condições de vida das 76 grotas da capital alagoana, a partir de obras estruturais e de estratégias de desenvolvimento econômico e social, a exemplo da democratização do crédito aos micros e pequenos empreendedores.

“O nosso governo tem feito obras importantes, grandes, a exemplo da duplicação da rodovia de Maceió a Arapiraca e do Viaduto da Polícia Rodoviária Federal, mas o Programa Vida Nova nas Grotas é muito importante. Um governo deve cuidar de todo mundo, mas se o governo não puder cuidar de todo mundo o tempo todo, tem que cuidar primeiro de quem mais precisa. E é isso o que a gente está fazendo aqui”, afirmou Renan Filho.

Sugestões

Acompanhado de secretários estaduais e do senador Renan Calheiros, o governador iniciou a agenda deste sábado com uma visita às grotas da Bananeira e da Freira. Ele percorreu todos os trechos beneficiados pelo Programa e conversou com os moradores. Recebeu elogios pelo trabalho desenvolvido e sugestões, a exemplo da construção de creches e de escolas em tempo integral nestas comunidades.

A grota da Freira foi contemplada com a construção de 45 metros de escadarias e 176,5 metros de corrimão, que vão facilitar o deslocamento da população entre os pontos altos e baixos da comunidade. Também foram executados 56,8 metros quadrados de passeio para melhorar os trajetos dos pedestres, além de 53,2 metros de canaletas que escoarão a água das chuvas.

A balconista MarliLeite da Silva mora há 30 anos na Grota da Freira e já presenciou muitos acidentes em frente à casa dela, por conta da dificuldade de acesso. A triste realidade ficou pelo caminho.

“Aqui em frente à minha casa era o lugar mais acidentado, porque lá em cima tinha umas escadinhas e aqui, não tinha, era sempre muito escorregadio. A situação era terrível. Eu nunca arrisquei subir essa ladeira. Agora melhorou bastante”, confessou a moradora.

O líder comunitário Josival Batista recorda que antes das obras até o carteiro enfrentava dificuldade para chegar até as residências.

“Mudou tudo para mil por cento. Essas obras resgataram a dignidade dos moradores. A gente vê a alegria no rosto das pessoas. De todos eles, só um quer vender a casa porque deseja morar perto da filha lá no Benedito Bentes. Todo mundo esta satisfeito”, revelou.

Segundo o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, foram implantados na Grota da Bananeira 772,7 metros de escadarias e 309,8 metros de corrimão. E construídos, ainda, 122,2 metros de canaleta e 902,8 metros quadrados de passeio, além de quase 90 metros de muros de contenção, que dão mais segurança para as pessoas que vivem em áreas com risco de desabamento.

“Após uma semana inteira de trabalho, os sábados têm sido prazerosos, pois são nestes dias que visitamos as grotas e entregamos as obras de mobilidade urbana, que beneficiam quem mais precisa”, disse Mosart Amaral.

Creches

Durante a solenidade, Renan Filho anunciou que o Governo do Estado vai construir creches, que serão instaladas em comunidades carentes – a exemplo das grotas - e implantar escolas em tempo integral voltadas ao ensino fundamental.

“As creches são tarefa dos municípios. O Estado cuida do nível médio e superior. Mas eu vou fazer um programa para implantar aqui em Alagoas creches para as comunidades mais pobres, inclusive, temos que fazer escolas em tempo integral para o nível fundamental”, disse.

Por fim, Renan Filho anunciou que o Jacintinho, um dos mais populosos bairros da capital, será uma das primeiras comunidades atendidas pelo novo modelo de segurança que será implantado em Maceió: a Polícia de Proximidade, que será chamado de Ronda nos Bairros.

“Até dezembro, o programa chegará a três áreas: Jacintinho, Centro da cidade e em toda a orla, da praia da Avenida até Jacarecica. O Ronda nos Bairros, que vai colocar só aqui no Jacintinho 40 policiais a mais todos os dias, garantirá mais segurança para as pessoas. Esse programa vem a se somar ao Força Tarefa de Segurança Púbica e à Central de Polícia Integrada. Isso tudo reunido, com o novo concurso público que fizemos, vai melhorar ainda mais a segurança pública de Alagoas”, concluiu