Geral

Núcleo de Cessação de Tabagismo abre novas turmas

As inscrições ocorrem na quinta-feira (10), sexta-feira (11) e na segunda-feira (14), no II Centro de Saúde, localizado na Praça da Maravilha (Poço)

Por Prefeitura de Maceió 08/08/2017 14h02
Núcleo de Cessação de Tabagismo abre novas turmas

Integrado por uma equipe multidisciplinar, o Núcleo de Cessação do Tabagismo conta com fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e médicos. O grupo tem como finalidade reunir pessoas que têm o desejo e a necessidade de largar o vício do cigarro.

De acordo com Gilda Teodósio, coordenadora do Núcleo, o Programa tem duração de um ano e metade das pessoas que participa das reuniões consegue largar o vício e melhorar a qualidade de vida. “Inicialmente, os grupos têm reuniões mensais, que depois passam a ser quinzenais, com duração de uma hora e meia. A equipe multidisciplinar utiliza a metodologia preconizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde”, explicou.

O método de estudo é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Inca: “Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde”, “Os primeiros dias sem fumar”, “Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar” e “Benefícios obtidos após parar de fumar”.

Onde encontrar os serviços?

O Programa de Cessação do Tabagismo já descentralizou os serviços. Fora o pioneiro, o II Centro de Saúde da Praça da Maravilha, há núcleos no CAPS Ad Everaldo Barbosa (Farol), Unidade de Saúde Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes), Unidade de Saúde Aliomar Lins (Benedito Bentes), Hospital Universitário, Uncisal e Hospital Escola Portugal Ramalho.