Geral

Edital de certificação dos ensinos fundamental e médio sai nesta segunda

Inscrições são gratuitas e acontecem de 7 a 18 de agosto

Por Agência Alagoas 24/07/2017 08h08
Edital de certificação dos ensinos fundamental e médio sai nesta segunda

Os brasileiros que não possuem ensino fundamental ou médio terão uma nova chance de dar continuidade aos seus estudos: nesta segunda-feira (24), o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publica o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), cujas provas serão aplicadas no dia 8 de outubro em todo o país. 
 
O edital estará disponível na página do Inep (www.inep.gov.br) e as inscrições do exame - que certificará tanto para o ensino fundamental quanto o médio – são gratuitas e podem ser feitas neste mesmo endereço no período de 7 a 18 de agosto.
 
Em Alagoas, o exame será coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Estado terá seis polos de aplicação de provas: Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Porto Calvo e União dos Palmares.
 
Orientações
Para se inscrever no Encceja, é preciso idade mínima de 15 anos – completos até o dia da prova - para a certificação no ensino fundamental e de 18 anos para a certificação no ensino médio.
 
Os candidatos se submeterão a provas objetivas em quatro áreas de conhecimento, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma prova de redação.
 
“Em Alagoas, os certificados serão emitidos pela Seduc e, para solicitar a certificação, é preciso acertar pelo menos 50% de cada uma das provas objetivas e alcançar a pontuação mínima de cinco pontos na redação. Os interessados em fazer o exame já podem começar a estudar, pois o Inep já disponibilizou materiais de estudo  e as matrizes do exame”, orienta Mônica Sarmento,  que, ao lado do professor Ademir Oliveira, está responsável pela coordenação do Encceja em Alagoas.