Esportes

Semudh entrega cadeiras de rodas especiais a 12 atletas do basquete alagoano

Por Assessoria 11/12/2018 15h03
Semudh entrega cadeiras de rodas especiais a 12 atletas do basquete alagoano

Incluir a pessoa com deficiência por meio do esporte é uma das principais formas de cidadania e da elevação da autoestima do paratleta. Com esse foco, a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) realizou, nesta segunda-feira (10), a entrega de 12 cadeiras de rodas especiais para jogadores da equipe de basquete do Serviço Social da Indústria (Sesi).

A entrega foi resultado de solicitação do Sesi à Semudh por meio de um convênio de doação firmado entre as partes. As cadeiras foram adquiridas com recursos próprios, num total de R$ 62,4 mil. Os atletas do Sesi treinam para competições regionais, nacionais e internacionais.

De acordo com a secretária da Semudh, Maria José da Silva, o comprometimento de toda a equipe fez a diferença para viabilizar a parceria, buscando dar celeridade ao processo para conseguir fazer a doação ainda em 2018.

“É o compromisso com a pessoa com deficiência e com os direitos humanos. Isso dá visibilidade, autoestima e autonomia aos nossos atletas. São pessoas com capacidade e talento para praticar esporte, são fortes e guerreiros o suficiente para vencer os obstáculos. É o trabalho do governo Renan Filho”, disse.

Para o treinador Pablo Lucini, que está há dez anos com a equipe, nada vale mais do que o sentimento dos jogadores quando receberam as cadeiras de rodas esportivas. “Ficamos muito felizes em finalizar o ano com essa entrega. Agradeço à secretária Maria José por sempre nos receber e em se comprometer com a causa”, relatou Pablo.

Esporte da inclusão

Na opinião do paratleta e presidente da Associação de Portadores de Necessidades Especiais de Mundaú, Cícero Carlos da Silva, que atua há nove anos na equipe de basquete, o esporte é o diferencial na vida da pessoa com deficiência. “O esporte, além de nos incluir na sociedade, também nos proporciona a experiência de participar de competições em nível nacional e local, conhecer novas pessoas, novas culturas. Agora sinto que podemos competir de igual para igual”, disse.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, afirmou a importância da doação, lembrando que houve épocas em que o Sesi fez a doação de cadeiras de rodas. “Hoje chegou a vez de nós recebermos esses equipamentos que vão se somar a uma estrutura grande que o Sesi tem para atender ao Programa Sesi de Pessoas com Deficiência, coordenado pelo treinador Pablo Luccini, uma pessoa comprometida com os atletas. Agradeço ao Governo do Estado e à secretária Maria José da Silva pela parceria, com a certeza que teremos mais oportunidades de trabalharmos em conjunto”, disse.

Compromisso

“O compromisso da Semudh fez com que, em tão pouco tempo, conseguíssemos viabilizar todos os processos e tramitá-los da forma correta para chegarmos a este momento. O Governo do Estado compreendeu a importância de dar uma melhor condição para esses atletas”, afirmou o superintendente da Semudh, Gino César Meneses. “Acredito que trará bons frutos, e que outras pessoas que possuem algum tipo de deficiência e que não praticam nenhum esporte vão perceber o quanto isso é importante, que é uma forma de inclusão”.

Participaram da entrega das cadeiras o secretário executivo de Gestão Interna da Semudh, Joaquim Brito, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jorge Porto, a deputada federal Rosinha Cavalcante, o coordenador do Programa Vida Saudável do Sesi, Eduardo Andrade, e o superintendente executivo do Sesi, Carlos Alberto Pacheco Paes.

Atletas da equipe de basquete em cadeiras de rodas do Sesi/Alagoas têm entre 13 e 45 anos. Quem estiver interessado em conhecer o trabalho, os treinos são abertos ao público e acontecem no ginásio do Sesi, no bairro Cambona, às segundas e quintas-feiras, das 15h às 17h, e aos sábados, das 10h ao meio-dia.