Esportes

Jogo de quarta do CSA vale um bilhete para enfrentar o São Paulo

Por Globo Esporte/AL 05/02/2018 12h12
Jogo de quarta do CSA vale um bilhete para enfrentar o São Paulo

Faltando três dias para a estreia, o torcedor azulino já enxerga a Copa do Brasil como uma possibilidade de ganhar muita projeção no cenário nacional. O CSA enfrenta o Manaus na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Alagoas), e joga pelo empate para chegar à próxima fase. O São Paulo venceu o Madureira por 1 a 0 e se garantiu na segunda etapa da competição. Caso o Azulão passe, estará marcado o reencontro com o adversário famoso na competição.

Pela Copa do Brasil, CSA e São Paulo já se enfrentaram em três oportunidades. E nenhuma delas terminou de forma agradável para o torcedor azulino: foram três vitórias do Tricolor paulista. Duas delas foram disputadas no Rei Pelé e a outra, no Morumbi. Outra escrita importante é que o CSA não marcou nenhum gol em nenhuma dessas três partidas e sofreu oito.

O primeiro confronto entre CSA e São Paulo na Copa do Brasil foi realizado em 1999. No dia 18 de fevereiro, o Azulão recebeu a equipe comandada por Paulo César Carpegiani e acabou sendo goleada por 4 a 0. Os gols do São Paulo foram marcados por Serginho, duas vezes, Marcelinho Paraíba e Reinaldo. Os destaques do Azulão, na época comandado pelo técnico Celso Teixeira, eram o meia Otávio e o atacante Mimi.

O reencontro na Copa do Brasil foi marcado para 2014. Curiosamente, o São paulo enfrentou os dois grandes clubes de Maceió na sequência: primeiro o CSA, depois o CRB, na fase seguinte. Foram duas partidas contra o Azulão na primeira fase. O primeiro jogo, no dia 3 de março de 2014, teve como curiosidade a estreia do atacante Alexandre Pato no São Paulo, então recém-contratado junto ao Corinthians. Num jogo disputado, com o CSA tendo algumas chances de marcar, os paulistas foram mais eficientes e venceram a partida por 1 a 0, gol de Osvaldo. O resultado permitiu o jogo de volta, no Morumbi.

Pela primeira vez na sua história, o CSA enfrentaria o São Paulo longe do Rei Pelé. O resultado é que não foi dos melhores. Jogando no estádio do gigante paulista, o Azulão sofreu uma nova derrota, por 3 a 0. Alexandre Pato e Luís Fabiano, duas vezes, marcaram os gols. Os destaques do CSA naquele time eram o meia Daniel Costa e o atacante Diego Clementino.

Além dos confrontos da Copa do Brasil, o Azulão enfrentou o Tricolor em outras três oportunidades, todas pelo Campeonato Brasileiro, e no Estádio Rei Pelé. Nesses confrontos, o retrospecto da equipe é melhor: foram três empates. Um 0 a 0 no Campeonato Brasileiro de 1974; outro 0 a 0 no Brasileirão de 1977, quando o São Paulo foi campeão; e um 2 a 2 no Brasileiro de 1981. Os gols do CSA nesta partida foram marcados por Dentinho e Luís Paulo. Assis e Chiquito marcaram para o São Paulo.