Esportes

Alagoano 2018 começa no dia 21 de janeiro com nova fórmula de disputa

Por FAF - Federação Alagoana de Futebol 20/11/2017 11h11
Alagoano 2018 começa no dia 21 de janeiro com nova fórmula de disputa

O Campeonato Alagoano Série A 2018 já tem data definida: a bola começa a rolar no dia 21 de janeiro. Em reunião do Conselho Arbitral realizada na tarde desta sexta-feira (17), no Auditório do Hotel Best Western Premier, na Pajuçara, os representantes dos nove clubes participantes do Estadual definiram a fórmula de disputa para a próxima temporada.

ASA, CRB, CSA, CEO, CSE, Coruripe, Dimensão Saúde, Murici e Santa Rita jogam entre si apenas em partidas de ida na Primeira fase. Os quatro primeiros colocados se classificam para a semifinal. Os dois últimos colocados serão rebaixados para o Alagoano Série B 2019.

Na semifinal, os confrontos acontecerão no formato de cruzamento olímpico. O primeiro colocado enfrenta o quarto colocado e o segundo colocado duela contra o terceiro colocado da Primeira fase. Os vencedores decidem a final do Alagoano  Série A 2018 e os times derrotados se enfrentam na decisão do terceiro lugar, que vale uma vaga na Copa do Brasil 2019.

A tabela básica e o regulamento do Estadual serão divulgados pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) até o dia 22 de novembro, respeitando o prazo limite de 60 dias antes do início da competição, como prevê o Estatuto de Defesa do Torcedor.

Atual campeão alagoano, o CRB será o mandante do clássico contra o CSA na Primeira fase no Estádio Rei Pelé. O sorteio do mando foi realizado durante a reunião do Conselho Arbitral. Em contrapartida, a renda do clássico será dividida em 50% para os clubes em comum acordo entre as Diretorias de CRB e CSA e a Federação Alagoana de Futebol.

No critério técnico da FAF ficou estabelecido que o mandante do clássico enfrenta o ASA fora de casa, em Arapiraca. Desta forma, o CSA, por ser o clube visitante no clássico terá o direito de jogar contra o ASA no Rei Pelé.  

Atletas e treinadores

O prazo para inscrição de atletas seguirá até a última rodada da Primeira fase. Cada clube participante pode inscrever até 33 jogadores, sendo 28 atletas incluindo três goleiros e mais cinco jogadores da categoria Sub-23, ou seja, nascidos a partir do ano de 1995. Para a disputa da 1ª rodada, os times precisam ter, no mínimo, 18 jogadores inscritos no Boletim Informativo da CBF até o último dia útil ao início do Estadual.

Uma das grandes novidades no regulamento do Alagoano Série A 2018 é o limite para inscrição de treinadores. Cada clube pode trocar apenas uma vez de técnico na competição. O objetivo da Federação Alagoana de Futebol é valorizar os treinadores, diminuindo a rotatividade dos profissionais durante a competição.

Estádios

Para a 1ª rodada do Alagoano Série A 2018, os clubes deverão apresentar os laudos de Vistorias dos estádios até o dia 11 de janeiro, conforme Portaria 290 do Ministério dos Esportes. Em caso de algum clube participante não apresentar os laudos até a data mencionada, a Federação Alagoana de Futebol determinará a substituição do estádio, até que sejam tomadas todas as providências para sua aprovação.